Empresa

O Sindicato Rural – Categoria Empregadores foi fundado em Passo Fundo, em 26 de novembro de 1965. A entidade, que desde 1929 atuava como Associação Rural, sempre buscou defender os interesses da categoria a qual representa, os produtores rurais.

O Sindicato Rural, no decorrer de suas atividades, procurou estar ao lado de seus associados na luta pelos seus direitos e metas que tem como principal objetivo proporcionar crescimento ao setor agrário, grande responsável pelo desenvolvimento do município de Passo Fundo e do País.

O Sindicato Rural de Passo Fundo tem extensão de Base nos seguintes municípios: Passo Fundo, Ciríaco, David Canabarro, Ernestina, Gentil, Mato Castelhano, Pontão, Santo Antonio do Palma. E Vanini. A entidade classista atua juntamente com o SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) que atualmente conta com 170 cursos técnicos em todas as áreas para a capacitação do trabalhador e do produtor rural.

As ações dos ruralistas associados são marcantes por sua participação efetiva em movimentos que envolvem o setor. Exemplo disso foi a realização do Caminhonaço para Brasília-DF (1998), a Cavalgada em Defesa dos Transgênicos (2003), a Mobilização em Defesa da Propriedade Rural e Contra as Invasões de Terra (2002); o Tratoraço para Brasília – DF (2005), reivindicando: empréstimos de custeio, investimentos; a prorrogação dos financiamentos bancários das parcelas vencidas e a vencer em 2005 do Programa Especial de Saneamento de Ativos (Pesa) e da Securitização das dívidas rurais; Alocação de recursos em linha de crédito para refinanciar dívidas dos produtores junto a fornecedores de insumos e máquinas; Suspensão das importações predatórias de produtos agrícolas, a exemplo do arroz, trigo e milho, no âmbito do Mercosul; Política de Garantia de Preços Mínimos. Produtores do Brasil inteiro estavam reunidos e unidos na capital federal para tais reivindicações.

Além disso, o Sindicato Rural de Passo Fundo destaca-se por não medir esforços quando é chamado para apoiar outros sindicatos em suas lutas, e também por colaborar com as discussões e decisões levantadas pela FARSUL– Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul.

Sua contribuição não se dá só com os associados e a classe ruralista. A entidade se mostra atuante e envolvida com a comunidade quando participa da realização de feiras e eventos como a Efrica (Exposição Feira da Indústria, Comércio, Agropecuária e Serviços) e a FENAFRANGO que acontece no Parque de Exposições Wolmar Salton, a feira é voltada voltada a cadeia do frango. Sempre realizadas em parceria com outras entidades do Município, o Sindicato Rural dá sua parcela de contribuição para o crescimento de Passo Fundo e Região, com uma política que favorece o associado e a classe, refletindo-nos demais setores que influenciam a evolução dos demais setores comprometidos com o sócio-econômico do meio em que está inserido.

A entidade entrou com uma ação contra a Monsanto para Suspensão da cobrança dos Royalties; que contempla também o pedido de ressarcimento das safras 2007/2008 que se considera indevido; a ação será movida individualmente por cada sócio.

Também ganhou a ação para que não seja descontado o Funrural dos associados do Sindicato Rural de Passo Fundo e dos municípios da extensão de Base, para que não aconteça o desconto na nota fiscal do produtor o sindicato emite uma declaração para que não seja efetuado tal desconto.