Professor do PPGAgro recebe homenagem do meio científico

O professor Dr. José Roberto Salvadori, docente do Programa de Pós-Graduação em Agronomia (PPGAgro) e do curso de Agronomia da Universidade de Passo Fundo (UPF), recebeu uma das mais significativas homenagens que um pesquisador da área agronômica e biológica pode receber: ter seu nome vinculado a uma nova espécie de importância agrícola.

A nova espécie de ácaro, recentemente descoberta, foi, em homenagem ao professor, nomeada Typhlodromips salvadorii. A iniciativa foi dos acarologistas Noeli Juarez Ferla (Univates), Gilberto José de Moraes (Esalq/USP) e Dinarte Gonçalves (UFPel), no artigo “Phytoseiid mites (Acari: Mesostigmata) from Araucaria Forest of the State of Rio Grande do Sul, Brazil, with new records and descriptions of four new species”, publicado neste mês de outubro, na revista internacional Zootaxa.

Os ácaros são artrópodes aracnídeos de hábitos alimentares variados. Existem espécies que se alimentam de plantas, podendo, nesse caso, se tornar pragas agrícolas. Outras, como é o caso das espécies de fitoseídeos descobertas, são predadoras de ácaros fitófagos (pragas) ou se alimentam de nematódeos, esporos de fungos, pólen e exsudatos vegetais. Embora investigações mais aprofundadas sobre Typhlodromips salvadorii sejam necessárias, é possível adiantar que se trata de um “ácaro do bem”, com potencial para uso no controle biológico de pragas.

Para a professora Simone M. S. Basso, coordenadora do PPGAgro, a homenagem demonstra o reconhecimento das contribuições prestadas pelo professor no estudo da biologia, do manejo de insetos e de ácaros de importância agrícola, além de ser uma das maiores honrarias concedidas a um pesquisador da área.

No PPGAgro, o professor tem se dedicado a pesquisas relacionadas ao manejo integrado de pragas em plantas de lavoura, incluindo ácaros-praga da cultura da soja. Atualmente, concentra estudos sobre dinâmica e controle biológico de pulgões do trigo, juntamente com pesquisadores da Embrapa Trigo, e sobre bioecologia, danos e controle da lagarta Helicoverpa armigera, praga exótica recentemente registrada no Brasil.

Professor Dr. José Roberto Salvadori ministra aulas no PPGAgro e no curso de Agronomia

professor-ppgagro