Tratores e máquinas agrícolas deverão ser emplacados

Os agricultores que transitarem com tratores e máquinas agrícolas nas estradas brasileiras deverão emplacá-las a partir de janeiro de 2015. A decisão foi tomada por deputados e senadores em reunião conjunta no Congresso Nacional, quando aprovaram o veto presidencial n.º 5/14, segundo o qual a presidente Dilma Rousseff acabou com a isenção de licenciamento e emplacamento rural.

“É um absurdo sustentar a cobrança para ferramentas de trabalho no campo como se fossem carros de passeio. São enxadas com motor. É mais uma forma de meter a mão fundo no bolso do produtor, mais uma insensível com aqueles que produzem alimentos e sustentam a economia do país”, lamentou o deputado federal Alceu Moreira, autor do projeto que isentava os tratores e máquinas agrícolas.

No entanto, o presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), deputado federal Luis Carlos Heinze (PP-RS), adianta que vai seguir trabalhando para evitar a cobrança sobre os produtores rurais. “Ainda tem alternativas. Eu coloquei na Medida Provisória 656 emendas que desobrigam o agricultor a emplacar suas máquinas”, ressaltou.

Outro que tenta reverter a situação é o senador Blairo Maggi (PR-MT). “Estamos falando com o Contram para que prorrogue a entrada em vigor dessa medida, de modo a termos tempo de votar um decreto legislativo que impeça essa situação”, revelou. De acordo com parlamentares, o emplacamento significará um incremento de 3% no custo do valor das máquinas para os agricultores.

trator