Trigo será tema central de Fórum durante a 17ª Expodireto

Realizando há anos discussões que visam impulsionar a cadeia do trigo no Rio Grande do Sul, o Sindicato Rural de Passo Fundo estará presente na Expodireto 2016, durante o Fórum da Cultura do Trigo. O evento, que reunirá representantes do governo do Estado, cerealistas, cooperativas, Farsul e triticultores de todo o RS, acontecerá na próxima quarta-feira (09), no Auditório Central do Parque de Exposições, a partir das 13h30.

Conforme o representante da Comissão de Grãos do Sindicato Rural, Júlio Susin, a entidade integra a Câmara Estadual do Trigo e, em sua sede, acontece quase a totalidade de reuniões que tratam sobre o tema. Além dos debates da Câmara, também é feito o trabalho de um grupo de produtores e integrantes da cadeia do trigo, que visam atingir objetivos que envolvem a qualidade (pesquisa e segregação), a retirada do excedente do Estado e os custos de produção do trigo. “Este Fórum será um importante momento. Temos que enfrentar problemas como a necessidade da modificação das Leis de Cabotagem. Estas são leis impeditivas e punitivas. Impeditivas porque impedem a circulação de mercadorias a um preço menor, e punitivas porque a produtividade não pode ser exercida com todo o potencial que trazem ganhos para o produtor”, afirma Susin. “Vamos enfrentar os problemas agora, são nas épocas difíceis que encontramos as soluções para os problemas mais sérios”, complementou o produtor.

Programação

O Painel “Trigo no Rio Grande do Sul” tem abertura marcada para às 13h30, contando com o Coordenador da Câmara Setorial do Trigo no RS, Altair Hommerding, como moderador. Os debates seguem nesta ordem:

– A visão do Governo do Estado do Rio Grande do Sul (13:35 – 13:50): Ernani Polo – Secretário Estadual da Agricultura e Pecuária do RS.

trigo-brasil

– Produção, Segregação e Armazenagem (13:50 – 14:30): Vicente Barbiero – Presidente da Associação das Empresas Cerealistas do Estado do RS (ACERGS); Paulo Pires – Presidente da Federação das Cooperativas Agropecuárias do Estado do RS (FECOAGRO).

– Custos de Produção, Seguro Agrícola e Mercado Consumidor (14:30 – 15:00): Antônio da Luz – Economista da Federação da Agricultura do Estado do RS (FARSUL).

– Discussões e Encaminhamentos (15:00 – 15:50).